Pesquisadores das quatro universidades públicas de Mato Grosso foram contemplados em um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os projetos selecionados abrangem áreas diversas e se distribuem por todas as regiões do estado.
A articulação contou com apoio do governo Mauro Mendes. O secretário de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec, destacou que o aporte, de R$ 52 milhões, será estratégico para fortalecer a infraestrutura das instituições de pesquisa. Além das universidades, o investimento também alcança dois institutos ligados ao setor agroindustrial. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) teve papel central na consolidação dessa iniciativa.
Quatro universidades públicas foram contempladas, assim como o Instituto Mato-grossense de Algodão (IMA) e o Instituto do Agronegócio (Iagro), vinculado à Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu três projetos — dois em Cuiabá e um em Barra do Garças.
Os recursos também serão destinados à expansão e modernização de laboratórios multiusuários, ambientes que reúnem diferentes linhas de pesquisa e oferecem serviços tanto à sociedade quanto ao setor privado. Dois desses laboratórios foram selecionados: um em Primavera do Leste e outro em Barra do Garças.
Outras estruturas de pesquisa também serão beneficiadas. Em Rondonópolis, dois laboratórios receberão investimentos. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Nova Xavantina, está entre as contempladas, assim como unidades acadêmicas de Cáceres e Tangará da Serra.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !